Por: Alessandra Monteiro (professora do Terceiro Estágio Integral
Quem disse que rotina é chata não conhece uma escola de Educação Infantil! A rotina na Educação Infantil é tudo, tudo mesmo, menos chata e sabe por quê?
Porque é na rotina das atividades propostas que as crianças encontram uma coisa muito importante: a segurança do que irá acontecer durante a sua estadia no ambiente escolar.
Uma rotina bem elaborada proporciona às nossas crianças um ambiente acolhedor e propício a aprendizagens, exatamente o que a Educação Infantil se propõe.
Mas, olha bem, não é porque é rotina que precisa ser todo dia igual. A rotina possibilita uma série de ações previamente organizadas, elaboradas e refletidas pelo professor, mas com a flexibilidade de proporcionar diferentes experiências em cada situação.
Quer ver um exemplo: as rodas de leitura acontecem todos os dias na nossa sala de aula, no mesmo horário, mas isso não significa que precisa acontecer no mesmo ambiente e com o mesmo tipo de proposta. A cada dia podemos selecionar diferentes tipos de portadores textuais, ler com diferentes entonações, utilizar recursos variados, propor situações em que as crianças façam leituras, contem histórias, convidar pessoas de fora de nossa roda para serem convidados-leitores e muitas outras variáveis. É ou não é uma atividade igual (roda de leitura) com um jeito diferente a cada dia?
E esse foi só um pequeno exemplo. Podemos pensar em milhões de outras coisas que executamos diariamente, como a roda de conversa, as atividades de Movimento e muito mais com alternativas diferentes, mas com o respeito do tempo dentro de uma rotina estruturada que possibilite à criança apropriar-se do que acontece no seu dia. Essa apropriação acontece dia após dia, dando credibilidade e certezas e criando expectativas positivas. Ou seja, a criança tem a certeza e a tranquilidade de ações que acontecerão no seu dia, não estando somente a mercê de incógnitas e, portanto, menos ansiosas, mas também tem a expectativa positiva de que haverá novidade em seu dia também pelas muitas propostas que são possíveis, o que gera interesse e desejo por aprender.
Pensar de uma forma tão positiva sobre o que vem a ser uma rotina para a criança, nos faz pensar que traz uma excelente sensação para o professor também, afinal ele tem em mente o que vai fazer em seu tempo, sendo essa uma preocupação a menos em seu planejamento. Assim, pode se dedicar a elaborar melhor as atividades a propor ao seu grupo e, também, a explorar as potencialidades dos espaços.
Com essas ações o professor ganha qualidade no trabalho e a criança qualidade de ensino!
E viva a ROTINA!!!