Por Alessandra Monteiro
Professora do Terceiro Estágio Integral
Na quinta-feira, a Andressa (inspetora de alunos) me ajudou e montamos uma atividade de Movimento que as crianças gostaram muito de realizar.
Com a ajuda de cordas, colchões e usando a mureta da quadra fizemos uma série de obstáculos para atravessarem.
Ficou mais ou menos assim:
- Desenhei 8 círculos no chão que precisavem ser pulados com os dois pés juntos;
- Chegavam ao primeiro colchão que deveriama atravessar com uma cambalhota;
- Passavam pela corda, andando sobre ela e precisando se equilibrar e seguir o contorno que ficou em zigue-zague;
- Chegavam ao segundo colchão e precisavam rolar sobre ele;
- Caminhavam sobre a mureta que circunda a quadra até chegar aos círculos novamente.
Falei a eles que era uma brincadeira de circuito e que poderíamos soltar nossa imaginação e, então, no lugar de pular os círculos, eles rapidamente pensaram em coelhos para imitar.
A corda se transformou em corda bamba do circo com malabaristas para uns e , para outros, uma ponte com muitos jacarés embaixo prontos para aboncanhá-los se perdessem o equilíbrio. E assim eles se divertiram ao mesmo tempo em que realizaram ações corporais que eu planejei para que desenvolvessem mais controle sobre o próprio corpo, conhecimento de suas potencialidades e dificuldades, sentissem os reflexos do esforço e pensassem sobre ele com as interferências orais realizadas durante o procedimento.
Adorei a nossa atividade, me diverti tanto quanto eles e fiquei satisfeita em vê-los participando, felizes, sorridentes, superando suas dificuldades, vibrando com a cambalhota completa, com o percurso da corda terminado sem que nenhum jacaré os atacassem, com poses de equilibrista na mureta...
Na quinta-feira que vem tem mais! Não essa atividade, com certeza, mas outra que desenvolva outras habilidades, mas que tenha a diversão como marca, afinal estamos em uma Escola de Educação Infantil.