sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Experiências com Movimento



Por Alessandra Monteiro


Professora do Terceiro Estágio Integral




Na quinta-feira, a Andressa (inspetora de alunos) me ajudou e montamos uma atividade de Movimento que as crianças gostaram muito de realizar.


Com a ajuda de cordas, colchões e usando a mureta da quadra fizemos uma série de obstáculos para atravessarem.


Ficou mais ou menos assim:


- Desenhei 8 círculos no chão que precisavem ser pulados com os dois pés juntos;


- Chegavam ao primeiro colchão que deveriama atravessar com uma cambalhota;


- Passavam pela corda, andando sobre ela e precisando se equilibrar e seguir o contorno que ficou em zigue-zague;


- Chegavam ao segundo colchão e precisavam rolar sobre ele;


- Caminhavam sobre a mureta que circunda a quadra até chegar aos círculos novamente.


Falei a eles que era uma brincadeira de circuito e que poderíamos soltar nossa imaginação e, então, no lugar de pular os círculos, eles rapidamente pensaram em coelhos para imitar.


A corda se transformou em corda bamba do circo com malabaristas para uns e , para outros, uma ponte com muitos jacarés embaixo prontos para aboncanhá-los se perdessem o equilíbrio. E assim eles se divertiram ao mesmo tempo em que realizaram ações corporais que eu planejei para que desenvolvessem mais controle sobre o próprio corpo, conhecimento de suas potencialidades e dificuldades, sentissem os reflexos do esforço e pensassem sobre ele com as interferências orais realizadas durante o procedimento.


Adorei a nossa atividade, me diverti tanto quanto eles e fiquei satisfeita em vê-los participando, felizes, sorridentes, superando suas dificuldades, vibrando com a cambalhota completa, com o percurso da corda terminado sem que nenhum jacaré os atacassem, com poses de equilibrista na mureta...


Na quinta-feira que vem tem mais! Não essa atividade, com certeza, mas outra que desenvolva outras habilidades, mas que tenha a diversão como marca, afinal estamos em uma Escola de Educação Infantil.


















terça-feira, 5 de agosto de 2008

Nosso quadro de rotina


Por: Alessandra Monteiro
Professora do Terceiro Estágio Integral

Na última reunião de pais, pude contar um pouco do que fazemos diariamente em nossa escola e expliquei o quanto a rotina é importante para a criança se situar no espaço/tempo, para ter autonomia sobre suas ações, sentir-se segura quanto ao que vai lhe acontecer na escola, entre muitos outros benefícios.
Por estou colocando aqui o quadro de rotina do Terceiro Estágio no período que ficam das 7h às 11h.
Esse quadro é bem sucinto e não traz os detalhes das atividades. Em breve, escreverei sobre cada um desses momentos e as áreas de conhecimento que trabalhamos.

7h - Entrada: Canto, Oração do dia (ecumênica)
7h20 - Higiene e organização das crianças (entrega dos cadernos de recado à professora, guardar a mochila, ir ao banheiro)
7h30 - Lanche
8h - Sala de aula (sala 2)
9h - parque
9h45 - organizãção das crianças (limpar os tênis cheios de areia, lavar as mãos, banheiro, etc)
10h - Salas ambiente
(segunda-feira: Sala de vídeo
terça -feira: brinquedoteca
quarta-feira: sala 2
quinta-feira: quadra
sexta-feira: sala de leitura)
11h - Troca de professora.

E tudo isso passa rapidinho!