quarta-feira, 23 de julho de 2008

O retorno

(Por Alessandra Monteiro - professora do Terceiro Estágio Integral)

Foram 15 dias de recesso e agora estamos de volta, alimentados pelo período de descanso que nos deixa com as pilhas recarregadas e pela saudade que sentimos das crianças e do trabalho que realizamos por opção.

Foi muito gostoso encontrar nossa escola com a reforma quase que concluída, toda colorida e pronta para receber nossas crianças com as condições que ela merece: um local agradável, bonito e voltado para as suas necessidades.

Ainda precisamos avançar em algumas questões na Escola Pública, mas, com certeza, estamos progredindo quando vemos as Escolas de Educação Infantil (pelo menos a que eu trabalho está assim) fisicamente bem estruturada.

Não sou mãe, mas, sem dúvida, se fosse, meu filho estudaria na EMEI!

Precisamos avançar quanto ao número de crianças por sala, pela simples razão de que gostaríamos de poder dedicar mais tempo para cada uma e com uma média de 35 alunos para cada professora, ainda é inviável, embora façamos muitos malabarismos.

No entanto, sou uma pessoa de fé e, portanto, sei que conseguiremos reverter o conceito negativo que a escola pública tristemente conquistou, mas que se livrará com profissionais bem formados e boas condições de trabalho!

Talvez esteja motivada por essa energia que o retorno após o recesso dá! Mas a esperança é um motivador incrível e delicioso de se viver!