sábado, 25 de outubro de 2008

Semana da Criança

(Por Alessandra Monteiro)

Quem disse que a Semana da Criança é uma comemoração pura e simplesmente comercial, com o propósito de incitar nossas crianças em uma postura consumistas das mil novidades que a televisão e outras mídias divulgam sistematicamente, precisa repensar no papel da escola diante dessa realidade.

Nós pensamos e elaboramos uma Semana em que o principal atrativo era o divertimento: o direito da criança em ser criança, em brincar, ter acesso a cultura, dançar, rir e estar em um ambiente acolhedor e saudável.

Claro que no fim dessa maratona estávamos com a língua de fora, mas cada detalhe da preparação e da execução valeram a pena.

Mas, tudo é PLANEJAMENTO!!!

Pensamos na elaboração de uma semana diferenciada em agosto! Isso mesmo...voltamos do recesso e colocamos mãos à obra para garantir que as crianças entendessem os nossos propósitos, estivessem focadas nas ações que desenvolveríamos e aproveitassem ao máximo.


Com dez dias de antecedência avisamos aos pais, por meio de bilhete, sobre a nossa programção e solicitamos que ficassem atentos, já que a ajuda deles em preparar as crianças para cada evento seria essencial.

Desde agosto, começamos a arrecadar todo tipo de sucata e a vendê-la para arrecadar fundos a serem usados na preparação de um de nossos eventos: a balada.

A professora Rosângela, nossa dj, preparou um cd com as músicas que as crianças mais gostam, preparamos o refeitório da escola com luzes coloridas, máquina de fumaça, bexigas... Nossa, como eles dançaram! Aliás, como todos nós dançamos! Todo mundo apareceu para dar sua reboladinha: o pessoal da cozinha, da secretaria, da direção. Uma beleza!

Presente! Bem, as crianças ganharam sim uma lembrança da escola e o brinquedo que brilhava no escuro comprado com os recursos arrecadados com a venda da sucata, mas pode perguntar para eles sobre o que mais gostaram e ouviram eles comentarem sobre o dia do Teatro na escola, ou sobre nossa balada, ou sobre o desfile do ridículo...

Para nós, professoras, foi uma delícia...