quarta-feira, 5 de março de 2008

Entre o que pensamos e o que fazemos...

Por Alessandra Monteiro
Outro dia, conversando com uma formadora que admiro muito e que estava me dando muitas dicas de trabalho com sequência de atividades para crianças da Educação Infantil, fiquei me perguntando muitas coisas.
Conforme ela me orientava e me abria os olhos sobre procedimentos que eu poderia ter adotado e não adotei, passava pela minha cabeça: mas como eu não fiz isso, como não aproveitei melhor o potencial da crianças, como não fiz exatamente o que havia me proposto e, que, no caso, era ampliar o repertório cultural do meu grupo? E o pior, como eu achava que estava alcançando meu propósito quando não estava?
A gente estuda, faz curso aqui, curso lá, lê, conversa com gente que nos acrescenta um monte de idéias, pensa a respeito de como elaborar e trabalhar bons projetos didáticos e sequencias de atividades, mas, na hora H, ainda temos dificuldade em transformar conhecimentos e ideais de educação em práticas enriquecedoras de sala de aula.
É claro que acredito que já avancei muito e sinto prazer em desenvolver atividades e projetos com características que chegam bem próximas àquilo que acredito em educação, mas ainda percebo muitos limitadores de minha própria construção como professora.
Medo, insegurança, falta de preparo? Bom, um misto de tudo. Medo porque sempre amedronta aquilo que é diferente do que vivemos e a Escola que eu estudei é bem diferente da Escola que eu trabalho. E Escola com letra maiúscula mesmo, no sentido de instituição.
A Escola tem sofrido muitas transformações e, mesmo correndo o risco de ser uma Poliana, acredito que muitas foram positivas. Digo pensando no histórico da Educação Brasileira, quando o acesso a educação formal estava totalmente restrita a pessoas muito abastadas. Bom, e hoje em dia? A escola não favorece quem é mais abastado? Sim, mas ela avançou no sentido de estender a todos. O passo seguinte é que sejam alcançados níveis de excelência no ensino sem diferenças gritantes entre níveis sociais. Mas, sendo otimista, penso que estamos caminhando (a que passos eu não vou julgar agora) e vivemos o ensino obrigatório a todos garantido pela legislação.
Finalmente, a educação começa a ser melhor discutida, alguns pressupostos questionados, outros paradigmas quebrados e o ensino, em breve, deixará de ser apenas legalmente obrigatório, mas qualitativamente eficiente. Espero!
Mas, mesmo assim, eu, professora, embora estude, embora aprecie minha profissão, embora queira evoluir, me vejo tendo posturas que gostaria de modificar, me prendo em modelos, penso em estratégias de ensino e procedimentos, mas atuo de maneira tradicional e arcaica.
O que precisamos fazer para modificar ações?
Mesmo sendo crítica comigo mesmo, o caminho talvez seja esse mesmo e, assim como a Educação de forma geral precise seguir certas trilhas para ser ao mesmo tempo universal e de qualidade, eu precise primeiro estar muito sedimentada em minhas convicções pedagógicas, precise testar e experimentar muitas situações em que perceba, no meio do processo (ou até no final) o que e como poderia fazer diferente e melhor.
Se a criança passa pela elaboração de diversas hipóteses de escrita para chegar na convencional, talvez eu deva admitir a mim mesma que preciso passar por etapas de hipóteses de "como ensinar bem" para chegar ao ideal que acredito.
Ninguém nasce pronto, não é mesmo!
O que tiro dessas reflexões é que cada vez mais acredito na Avaliação.
Eu não poderia ter momentos de crítica e reflexão se não tivesse instrumentos de avaliação que me permitissem perceber se a minha intenção didática foi alcançada, se as atividades foram pertinentes e enriquecedoras ou se eu apenas reproduzi um modelo e as crianças não avançaram tudo o que podiam. Avaliar é preciso! Refletir é preciso!Se rever é preciso! E a formação é essencial!

O período de adaptação

Por Alessandra Monteiro
Como poderia descrever os primeiros dias de aula em uma sala de educação infantil?
Tem várias formas porque tem muitos rostos:
*Os rostos dos pequenos que nunca frequentaram uma escola em suas vidinhas. Rostos que, às vezes, estão escondidos por trás das lágrimas que choram de medo do lugar estranho, das pessoas diferentes que nunca viu, da saudade da mamãe, da vovó ou de quem lhe cuidasse. Rostos de olhos curiosos, por vezes até um pouco arregalados com tantas novidades. Rostos de sobrancelhas franzidas e biquinhos desconfiados sobre todo aquele espaço e aquela gente circulando o tempo todo. Rostos sorridentes e cheios de expectativas perante o monte de coisas que poderão realizar.
* Os rostos das crianças que já conheciam a escola, mas que iniciam um novo ano, acompanhados de sorrisos alegres ao encontrarem com os velhos colegas, de olhos atentos as novidades que sempre aparecem, gestos de saudade pelo que viveram e sentiram no ano anterior, corações apertados da ansiedade do que o novo representa.
* Os rostos dos pais e mães que sentem a apreensão de deixar seus filhos em um lugar que não é bem a casa deles, embora digamos que a escola é nosso segundo lar, com pessoas que mal se conhece, se alimentando de comidas que eles não prepararam...Rostos de esperança de que seus filhos serão felizes durante as horas que passarem ali e que o que aprenderem será muito útil na vida futura.
* Os rostos dos professores ansiosos pela sua nova turma que chega, curiosos em ver as "carinhas" que estarão presentes em seu dia-a-dia durante um ano inteiro, apreensivos quanto a grande responsabilidade que é educar e cuidar dos filhos de outras pessoas que lhe confiaram essa tarefa.
* Rostos de todos que passam seu dia em volta das crianças, trabalhando por elas e para elas, cheios de expectativas, voontades, medos, superações...
E todos esses rostos que passam na escola, desde o seu primeiro dia, durante o período de adaptação e, depois, o ano todo, traduzem essa miscelânia de sentimentos que nos acompanha e que nos ajuda a viver o cotidiano da escola como um lugar especial, onde o profissional da educação e aquele que é atendido tem um objetivo muito grande a ser alcançado: ajudar nossas crianças a serem um pouco mais felizes!
http://milfacesdaeducacao.zip.net/

Uma sala de Educação Infantil

Por Alessandra Monteiro

http://milfacesdaeducacao.zip.net


Uma sala de educação infantil pode ser muitas coisas em um mesmo dia, pode ser tudo o que a sua imaginação, criatividade, boa vontade, conhecimento e desejo permitir!
Pode começar o dia sendo uma grande sala de bate papo. Sim, digo grande, porque as EMEIS de São Paulo tem, em média,35 crianças e, portanto, papo é o que não falta. Não falta papo, não falta assunto, não faltam momentos de intervenção do professor, não faltam concordâncias, discordâncias, conflitos, soluções, trocas, respeito a fala do outro... Falta, às vezes, condição para que todos fiquem bem acomodados, confortáveis! É isso falta, mas o prazer da conversa é tão grande que a gente esquece um pouco do chão duro e de não dar pra se esparrar todo.
Na sala de educação infantil também há metamorfoses. Momentos em que nos inspiramos em Ralu Seixas e nos transformamos em outras pessoas ao lermos histórias e assumirmos as caras e bocas dos personagens de nossos livros. Nessa hora, não falta mesmo é o prazer da leitura compartilhada, dos olhos brilhando, da ansiedade em saber o que vai acontecer.
E, de repente, não mais do que de repente, a sala de aula, que já foi sala de bate-papo e sala de leitura, vira um atelie. E lá se vão pranchas de artistas para serem apreciadas, tintas, pincéis, godês, panos, colas, tesouras, papéis diversos... Quem passa na porta e vê pode até pensar que está uma bagunça, mas não está. O que se tem são muitos corpinhos se movendo na busca pelo material que vai fazer os muitos pensamentos das cabecinhas se tornarem um tela, uma colagem, um desenho, uma escultura.
E não para por aí, porque o atelie se transforma em uma exposição, porque afinal todos podem e devem compartilhar o que fizeram, comentar, discutir, apreciar a obra do outro, pensar no que e em como foram trabalhadas as idéias e os materiais.
E novas transformações vão ocorrendo a cada dia, a cada hora. E o espaço se transforma junto. Acompanha as necessidades das crianças e as intenções didáticas da professora.
Necessidades que precisam ser atendidas. Como a criança que vive num mundo letrado e está ansiosa para usar os códigos precisa de momentos em que a sala vira um laboratório de escrita, onde ela vai experimentar, testar e avançar em suas hipóteses com o apoio e as interferências da professora, com material didático enriquecedor.
Por isso, eu, como professora de Educação Infantil a tantos anos, só posso dizer que seja em Creche, seja em EMEI, seja em uma Escola Particular, as salas de educação tem uma varinha mágica que a transforma para nós e para as nossas crianças naquilo que quisermos.