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Uma sala de educação infantil pode ser muitas coisas em um mesmo dia, pode ser tudo o que a sua imaginação, criatividade, boa vontade, conhecimento e desejo permitir!
Pode começar o dia sendo uma grande sala de bate papo. Sim, digo grande, porque as EMEIS de São Paulo tem, em média,35 crianças e, portanto, papo é o que não falta. Não falta papo, não falta assunto, não faltam momentos de intervenção do professor, não faltam concordâncias, discordâncias, conflitos, soluções, trocas, respeito a fala do outro... Falta, às vezes, condição para que todos fiquem bem acomodados, confortáveis! É isso falta, mas o prazer da conversa é tão grande que a gente esquece um pouco do chão duro e de não dar pra se esparrar todo.
Na sala de educação infantil também há metamorfoses. Momentos em que nos inspiramos em Ralu Seixas e nos transformamos em outras pessoas ao lermos histórias e assumirmos as caras e bocas dos personagens de nossos livros. Nessa hora, não falta mesmo é o prazer da leitura compartilhada, dos olhos brilhando, da ansiedade em saber o que vai acontecer.
E, de repente, não mais do que de repente, a sala de aula, que já foi sala de bate-papo e sala de leitura, vira um atelie. E lá se vão pranchas de artistas para serem apreciadas, tintas, pincéis, godês, panos, colas, tesouras, papéis diversos... Quem passa na porta e vê pode até pensar que está uma bagunça, mas não está. O que se tem são muitos corpinhos se movendo na busca pelo material que vai fazer os muitos pensamentos das cabecinhas se tornarem um tela, uma colagem, um desenho, uma escultura.
E não para por aí, porque o atelie se transforma em uma exposição, porque afinal todos podem e devem compartilhar o que fizeram, comentar, discutir, apreciar a obra do outro, pensar no que e em como foram trabalhadas as idéias e os materiais.
E novas transformações vão ocorrendo a cada dia, a cada hora. E o espaço se transforma junto. Acompanha as necessidades das crianças e as intenções didáticas da professora.
Necessidades que precisam ser atendidas. Como a criança que vive num mundo letrado e está ansiosa para usar os códigos precisa de momentos em que a sala vira um laboratório de escrita, onde ela vai experimentar, testar e avançar em suas hipóteses com o apoio e as interferências da professora, com material didático enriquecedor.
Por isso, eu, como professora de Educação Infantil a tantos anos, só posso dizer que seja em Creche, seja em EMEI, seja em uma Escola Particular, as salas de educação tem uma varinha mágica que a transforma para nós e para as nossas crianças naquilo que quisermos.
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