Por Alessandra Monteiro
Professora do Terceiro Estágio Período Integral
Depois de dois meses de aula, a professora Lourdes e eu, convidamos os pais de nossas crianças para uma conversa. Esperamos passar o período de adaptação, esperamos conhecer melhor nossa turma, esperamos as crianças e os pais nos conhecerem.
Sentamos em uma roda, porque conversa boa é aquela em que todo mundo pode se olhar, ver as reações, participar ativamente.
Falamos para os pais do que sentimos durante esses dois meses e de como temos procedido com as crianças. Durante o período de adaptação percebemos muitas características de nossa turma e algumas vezes conversamos com os familiares (pessoalmente ou pela agenda) para comunicar os fatos ocorridos e para estabelecer parcerias que nos auxiliariam a ter maior produtividade com as crianças.
Algumas famílias estranharam o nosso hábito de manter contato com as famílias a cerca do que acontece dentro da escola. Nossa turma havia estudado anteriormente em uma creche onde as educadoras não tinham por hábito mantê-los informados assim.
Por isso, sentimos necessidade de esclarecer que nossa intenção com os comunicados e estabelecer a melhor relação que uma escola pode ter as famílias: a PARCERIA!
Que parceria melhor do que esta: duas instituições fortes e de grande peso social com um objetivo claro: o bem da criança que está sobre nossa responsabilidade.
A professora Lourdes e eu falamos e depois os pais se colocaram também, nos dizendo que não estavam acostumadas, mas que preferem assim, serem informadas, receberem notícias do que acontece e estabelecer um diálogo constante com a escola. Mesmo porque as crianças passam 8 horas na escola e estar informado é estar mais junto com o filho.
Saí da reunião com uma sensação deliciosa! Com o prazer de perceber que as minhas convicções podem ser aplicadas na prática, com calma, respeito e assim a família entra na escola, como deve ser!
sexta-feira, 4 de abril de 2008
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